FEBRE AMARELA – Informações Oficiais

NOTA DE ESCLARECIMENTO – FEBRE AMARELA

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Tuiuti informa que, após análise realizada, o primeiro macaco morto encontrado no Município, teve diagnóstico positivo confirmado para febre amarela silvestre. O animal foi encontrado próximo as áreas de mata do Residencial Vila Nazareth (divisa dos Municípios de Tuiuti/Amparo).

VACINAÇÃO

A Prefeitura está trabalhando para garantir a imunização de toda a cidade. Conforme determinação da Regional de Saúde, o primeiro lote de vacinas, enviado na última semana, destinou-se à imunização dos profissionais que estão trabalhando nas áreas de maior risco com a identificação dos mosquitos transmissores e irão atuar na imunização da população.
O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), Regional Campinas, informou que, na primeira semana de abril, enviará um lote para imunização dos moradores da zona rural, priorizando o atendimento aos moradores das áreas de risco.

ORIENTAÇÕES

O Grupo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Campinas orientou:
– Até a imunização, evitar circulação em mata fechada, cachoeiras e trilhas;
– USE REPELENTES, principalmente caso resida próximo a áreas de mata fechada;
– Reforçamos que maltratar e matar macacos é um crime ambiental, levando o infrator à prisão. Eles são indicadores fundamentais de locais em que pode haver focos da febre amarela silvestre. Portanto, nos ajudam na prevenção e combate à doença;
– Lembramos que o mosquito Aedes aegypti não transmite apenas a febre amarela, ele é vetor da dengue, da chikungunya e da zika, doenças que matam e podem deixar sequelas graves.

ATENÇÃO!

Os macacos NÃO TRANSMITEM A FEBRE AMARELA. Eles são os indicadores para o controle da doença, que é silvestre. Não existe registro de febre amarela em humanos na nossa cidade. A Prefeitura pede à população cautela e responsabilidade com as informações divulgadas de forma inverídica. Os transmissores da febre amarela são os mosquitos Haemagogus e Aedes aegypti.