Febre Amarela: orientações

O Departamento de Saúde de Tuiuti orienta a todos sobre a Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença causada por vírus, possui caráter sazonal, ocorrendo com maior frequência entre os meses de janeiro à abril. Existem dois padrões epidemiológicos:

URBANO: O vírus é transmitido de homem para homem, através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypt infectada pela vírus da febre amarela, ou seja não há participação de animais domésticos na manutenção viral, o humano é o hospedeiro responsável pela infecção dos mosquitos.

SILVESTRE: A transmissão se processa entre os primatas não-humanos (macacos) e mosquitos silvestres, Nestas circunstancias, a infecção do ser humano não-imunizado ocorre de forma acidental, ao entrar em contato com este ciclo natural nas áreas endêmicas e de transição.

Os macacos são vítimas da doença assim como os humanos, NÃO envenene ou mate os animais!

Qualquer pessoa deve informar imediatamente a Secretaria de Saúde mais próxima, na ocorrência de morte ou presença de primatas não-humanos doentes. Em Tuiuti, entrar em contato com a Vigilância Sanitária, localizada no Posto de Especialidades, na Rua Zeferino de Lima, nº 65, telefone: (11) 4015-6076.