Tuiuti em Movimento

0
58

Melhorar a disposição física e a saúde mental da população é a proposta do Governo Municipal de Tuiuti, por meio do projeto “Tuiuti em Movimento”, que consiste no desenvolvimento de ações para o incentivo à prática de atividades físicas para todas as idades.

O Projeto divide-se em quatro atividades, a Recreação no Parque, indicada para as crianças; o Grupo de Vôlei, indicado para adolescentes e jovens; o Treinamento Funcional, indicado para jovens e adultos e o Treinamento Funcional para Melhor Idade, indicado para os idosos.

Todas as ações contam com o acompanhamento profissional de um Educador Físico, que auxilia e orienta os alunos na realização dos exercícios.

Treinamento Funcional:

O treinamento funcional baseia-se na prescrição de exercícios que permitem o acionamento dos músculos e articulações de forma global, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória, além de promover o emagrecimento através do aumento da queima calórica, tonificando e alongando todos os músculos do corpo (entre outros aspectos positivos), por meio de movimentos naturais como pular, agachar, girar, correr, empurrar e alongar. É a maneira mais recente de se melhorar o condicionamento físico e a saúde em geral, com ênfase no aprimoramento da capacidade funcional do corpo, além de proporcionar oemagrecimento.

Dias, horários e locais:

  • Segunda-feira, das 17h30 às 18h30, no Parque do Lago, Centro.
  • Terça-feira, das 17h30 às 18h30, na Quadra Esportiva, B. do Passa-Três.
  • Quarta-feira, das 17h30 às 18h30, no Campo Society, B. do Arraial.
  • Quinta-feira, das 17h30 às 18h30, no Parque do Lago, Centro.
  • Sexta-feira, das 17h30 às 18h30, na Praça, B. do Lima Rico.
  • IMG_20160412_134700IMG-20160412-WA0004

Treinamento Funcional Melhor Idade

O envelhecimento é um fenômeno natural, e está habitualmente ligado à perda de força, queda da resistência, diminuição da coordenação e principalmente perda do domínio corporal. O conforto da vida moderna contribui com tudo isto, sem contar a maturação física que, com o passar do tempo, impede que movimentos que antes eram corriqueiros passem a ser mais difíceis e menos explorados.

O treinamento funcional pode ser um verdadeiro parceiro dos idosos, pois visa desenvolver as qualidades físicas e movimentos básicos necessários no dia a dia, como força, resistência, equilíbrio, os atos de sentar e levantar, andar, correr, carregar, empurrar, puxar, etc. O Treinamento Funcional para Melhor Idade tem como objetivo aperfeiçoar as capacidades físicas e motoras, diminuindo os riscos das doenças crônicas e aumentando seu desempenho no dia-a-dia.

Dias, horários e local:

  • Terça-feira, das 8h às 9h30, no Parque do Lago, Centro.
  • Quinta-feira, das 8h às 9h30, no Parque do Lago, Centro.
    Melhor idade (2)IMG_5188

Grupo de Vôlei

O Incentivo ao Vôlei atende adolescentes e jovens a partir dos 12 anos de idade nas categorias masculino e feminino, que aprendem o voleibol no turno inverso ao da escola. O Vôlei além de ser divertido de jogar, também é uma atividade física excelente para o corpo.

Os benefícios do Vôlei são muitos, entre eles: o emagrecimento, ocorre através do aumento da queima calórica; o ganho de massa muscular, os saltos e flexões durante a partida de vôlei tonificam os músculos, principalmente das pernas, braços, ombros e abdome; a melhora da agilidade, da flexibilidade e da coordenação motora; a melhora do rendimento cardiorrespiratório, por ser um esporte aeróbico, o voleibol estimula a atividade do coração e pulmões, o que reflete em mais saúde e qualidade de vida como um todo; os movimentos do vôlei ajudam nos reflexos e no alongamento dos músculos, além disso a velocidade das jogadas “obrigam” o cérebro a reagir rápido.

Dias, horários e local:

  • Quarta-feira, das 10h às 11h e das 15h30 às 16h30, no Ginásio de Esportes, Centro.
  • Quinta-feira, das 10h às 11h e das 15h30 às 16h30, no Ginásio de Esportes, Centro.
    IMG_5199volei (1)

Recreação Infantil no Parque

A recreação é uma ferramenta importante no desenvolvimento humano, aspecto social, cognitivo, moral, e motor. No contexto social, quando um indivíduo está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar algum tipo de atividade junto com outras pessoas, melhorando o convívio e o relacionamento, além disso, em uma simples atividade recreativa, como o pega-pega, é possível desenvolver e aprimorar várias habilidades motoras, necessárias para nossa vida, como por exemplo: correr, pular, pegar, desviar, etc.

A recreação integra a criança ao meio social, desenvolve o conhecimento mútuo e a participação em grupo, diminui o estresse, adquire hábitos de relações interpessoais, desenvolve a comunicação verbal e não-verbal, descobre habilidades lúdicas e desenvolve ocupação para o tempo ocioso, desenvolve a adaptação emocional, melhora os valores ético e moral, contribui para vasão do excesso de energia, entre outros. A Recreação Infantil atende crianças de 06 à 11 anos de idade.

Dias, horários e local:

  • Terça-feira, das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h, no Parque do Lago, Centro.
  • Sexta-feira, das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h, no Parque do Lago, Centro.