EDUCAÇÃO – INFORMAÇÃO IMPORTANTE

0
1856

Boa tarde, Família!

A suspensão de aulas é uma medida que foi pensada e decidida juntamente com equipes da Secretaria de Estado da Saúde, Departamentos Municipais e alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde para conter a pandemia.

Diante de todo o cenário que acometeu nosso País, a Educação Municipal antecipou os recessos que constavam no nosso calendário municipal, sendo assim, a partir do dia 22 de abril precisamos repensar todo o contexto escolar e por isso criamos o Programa Aprender em Família.  

Estamos vivendo um momento único e, por isso, é importante que estejamos unidos-escola e família- e focados em buscar soluções para enfrentar esse momento. As famílias têm um papel fundamental! Mais do que nunca, precisamos caminhar juntos para atravessarmos este momento, nossos alunos não podem se distanciar da aprendizagem.

Dessa forma, a partir de quarta-feira, dia 22, a tarde, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino terão acesso à uma plataforma de atividades. Durante essa semana chamaremos de atividades de engajamento e a partir do dia 27 de abril daremos continuidade ao 1º Bimestre.

Sabemos de todas as dificuldades que iremos encontrar ao longo desse processo, tanto das escolas, quanto das famílias. Mas queremos que vocês saibam que todos nós; professores, diretores, vices, coordenadoras e demais funcionários da educação estamos trabalhando incansavelmente para fazermos o melhor sempre, todos estamos dedicados e contamos com a compreensão e ajuda das famílias de Tuiuti, fiquem tranquilos porque encontraremos soluções para todos os problemas que possam ocorrer, nenhum aluno será prejudicado.  

Tudo isso é novo para todos nós, escola e família, portanto, as palavras de ordem nesse momento são: calma, cautela e serenidade.

Muitos serão os questionamentos, tentaremos ao longo dessa semana responder a todos eles, por isso é importante que os familiares acompanhem os sites, mídias sociais e endereços oficiais das escolas e da Prefeitura para mais informações e orientações.  Abaixo seguem alguns questionamentos e suas respostas, pedimos, gentilmente, que leiam.

Além do que, lembramos que nosso intuito é melhorar sempre e facilitar a vida de todos, por isso ao longo do tempo, novas estratégias serão elaboradas visando trazer mais tranquilidade às famílias.

Seguimos juntos, em uma oportunidade de fortalecer os vínculos entre famílias, estudantes e Escola. Certamente, em situações desafiadoras como essa, aprendemos muito e nos fortalecemos como sociedade.

Contamos com a colaboração de todos!

Questionamentos:

*Como os alunos terão acesso às atividades?

Inicialmente as atividades serão disponibilizadas no site da Prefeitura Municipal,  https://tuiuti.sp.gov.br/, clicar em serviços ao cidadão, Portal Educação, clicar no nome da escola em que o aluno estuda, depois no ano/série. Haverá dois links, um para a atividade e outro para resposta. No decorrer dos dias será criado pelas equipes gestoras grupos de whatsapp de cada sala, onde os pais/alunos serão adicionados e os professores orientarão acerca das atividades, disponibilizarão os links,  bem como darão devolutivas. É importante que fiquem atentos aos contatos da escola.

*Haverá tutorial explicando como acessar as atividades?

Sim, na quarta-feira, dia 22, será disponibilizado um vídeo explicando passo a passo.

*E os alunos que não tiverem acesso à internet?

A família deve entrar em contato com a direção da escola e ela disponibilizará o caderno de atividades semanalmente aos que não tiverem acesso. De forma organizada e em horário pré agendado. E quando do retorno semanal, trazem as atividades da semana anterior e pegam outra.  

*As escolas terão um número de whatsapp?

Sim, cada escola terá e os pais poderão tirar suas dúvidas e enviar informações quando solicitado. Em breve divulgaremos os números dos telefones.

*É necessário imprimir as atividades?

Não, os alunos utilizarão os cadernos.

*Caso não consiga acessar as atividades e também não consiga ir à escola, pode uma outra pessoa retirá-las?

Sim, as famílias podem contar umas com as outras. Se um pai vem buscar para o seu filho, nada impede que ele possa levar para as crianças de outras famílias vizinhas.

*Terá atividades de todas as matérias?

Sim. Após acessar o link do ano/série em que o aluno estuda, você encontrará uma pasta para cada disciplina.

*Como o professor fará o acompanhamento?

Através do próprio link, o professor consegue visualizar todas as respostas por nome do aluno e verificar quais atividades foram respondidas, mantendo sempre o registro das mesmas.

*Haverá momentos de interação do aluno com o professor?

Sim. Aguardamos a liberação do centro de mídias do Governo do Estado, onde provavelmente, o professor conseguirá trabalhar com todos os alunos ao mesmo tempo. Além do que, teremos o grupo de whatsapp por sala.

*Se não conseguir acessar o link, nem ir à escola retirar atividades, o que devo fazer?

Você deve entrar em contato com a escola e dialogar com a direção.